As relações entre Professores e alunos
No ensino médio, os estudantes não são entendidos na sua condição de jovens, e esta é uma das tensões que perpassam a experiência deles com a instituição de ensino. Tanto a escola (principalmente os professores) quanto os jovens alimentam expectativas. Enquanto a escola espera receber sujeitos "mais interessados", " mais adultos", os jovens buscam uma escola aberta à interlocução, às suas práticas, às suas demandas e necessidades. Suas formas de oposição e manifestações de indisciplina lidas pelos professores como franca disputa, são muitas vezes, um modo de dialogar com a instituição ou mesmo de resistir aos modelos de escolarização que não têm vinculo com suas necessidades e interesses. Por sua logica instrumental, a escola reduz a compreensão da educação e de seus processos a uma forma de instrução centrada na transmissão de informações.
As possibilidades de interação e produção de conhecimentos trazidas pela cultura digital e a relação das culturas juvenis com as tecnologias da informação e com a comunicação conjugam elementos fundamentais à análise do lugar da escola, do currículo e do próprio ensino médio na vida juvenil. Ao destacar a necessidade de uma atualização tecnológica, não podemos afirmando que isso seja suficiente. O maior desafio consiste em uma efetiva preparação para a utilização dessas novas tecnologias, aliadas ao currículo escolar. Sendo ainda mais incisivos podemos dizer que é preciso estarmos atentos ás apropriações juvenis e resinificações dadas às tecnologias de informação e comunicação, aproximando-nos de suas vivências cotidianas no ciberespaço.
por Thiago dos S. Camões
Biologo/Pedagogo
por Thiago dos S. Camões
Biologo/Pedagogo
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