Bioprocessador Mecanizado

O reaproveitamento de resíduos organânicos é uma das práticas mais 'simples' e abrangentes (pode ser utilizado por restaurantes, escolas e qualquer tipo de empresa, pois qualquer empresa produz resíduo orgânico) de se inserir em um Plano de Resíduos Sólidos. No entanto, para uma empresa utilizar o método de compostagem rudimentar, se torna inviável, devido a grande quantidade de lixo que um empreendimento produz.
Uma ótima solução para este problema foi criada por Dinarte Borges como projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Egenharia Ambiental do IFF de Macaé-RJ. Seu trabalho consistiu em um bioprocessador mecanizado, o qual faz a compostagem dos resíduos orgânicos com drenagem canalizada do chorume gerado. Além disso, como reaproveitamento do resíduo orgânico gera adubo e biofertilizante!
Utilizar este bioprocessador mecanizado realmente irá contribuir para a sustentabilidade de qualquer empreendimento, já que reduz a quantidade de lixo produzida pela empresa (através do reaproveitamento dos resíduos sólidos), pode gerar novas fontes de lucro como a venda do adubo e do biofertilizante gerado e até mesmo o bem estar social, através da doação destes produtos a agricultores locais, comprometidos com a produção de alimentos orgânicos.
Para quem estiver interessado em conhecer mais sobre este bioprocessador mecanizado, o autor disponibilizou um resumo, que se encontra abaixo.
Para maiores informações (como adiquirir um bioprocessador) entrar em contato com Dinarte Borges dinartecbs@yahoo.com.br
Resumo
A proposta do trabalho aponta a gravidade do dano ambiental provocado pela geração em grande escala de resíduos orgânicos no meio urbano, os quais são descartados sem tratamento prévio, ocasionando um problema ambiental conhecido e preocupante em função da produção de chorume e gás metano em lixões e aterros sanitários.
A proposição do presente trabalho envolve o reaproveitamento de resíduo orgânico misturado com serragem para a produção de adubo orgânico usando o método da compostagem mecanizada em espaço reduzido.
Para viabilizar o objetivo do trabalho foi construído um equipamento multimisturador aeróbio e fragmentador de resíduo orgânico denominado bioprocessador mecanizado responsável pela compostagem dos resíduos orgânicos com drenagem canalizada do chorume gerado.
O bioprocessador mecanizado é de fácil operação e não requer conhecimento técnico a respeito da compostagem, podendo ser usado por qualquer indivíduo mediante conhecimento básico a cerca de seu carregamento e funcionamento. Sendo assim uma ferramenta que viabiliza o processo da compostagem de forma mecanizada e em espaço reduzido que antes era feito de forma manual e aberta, ocupando grande espaço físico e de mão de obra humana, além de causar transtornos com o surgimento de vetores de doenças (insetos, roedores e etc.) e incômodo com o mau cheiro.
A inovação desse método se deve a implantação do modelo de compostagem mecanizada em espaço reduzido para produção de adubo oriundo do resíduo orgânico proveniente do descarte e desperdício de alimentos nos locais de geração, evitando que estes resíduos cheguem sem tratamento aos lixões e aterros sanitários.
Usando este método de reaproveitamento dos resíduos sólidos, podemos obter dois produtos: adubo orgânico e biofertilizante. A obtenção do húmus como um terceiro produto só poderá ser obtido mediante a aplicação de técnicas de minhocultura ou vermecompostagem. Esta proposta minimiza assim a contaminação do solo e do lençol freático pelos resíduos orgânicos gerados pelo chorume, respeitando a lei nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Durante o processo de compostagem o composto processado foi submetido à minhocultura para que fosse realizada a vermecompostagem e produzido o húmus, para que se completasse a fase de humificação.
Dinarte Borges
fonte: http://www.sustentt.com/#!Bioprocessador-Mecanizado/c21qf/62E68E73-89C0-4295-AA23-4330BC0AD018
Abaixo Link para baixar a Dissertação:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&sqi=2&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fppea.iff.edu.br%2Fprod-cientifica%2F2013%2FDinarte%2520Cleiton%2520Borges%2520Santos.pdf%2Fat_download%2Ffile&ei=SDrpU_qfMMKlyQTB7IH4Dw&usg=AFQjCNFWZ4sNr68WBdCfu_lEiFkbjxj9Nw&sig2=0Aizp9t98_he4jGz4Ij6zg&bvm=bv.72676100,d.b2U
Abaixo Link para baixar a Dissertação:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&sqi=2&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fppea.iff.edu.br%2Fprod-cientifica%2F2013%2FDinarte%2520Cleiton%2520Borges%2520Santos.pdf%2Fat_download%2Ffile&ei=SDrpU_qfMMKlyQTB7IH4Dw&usg=AFQjCNFWZ4sNr68WBdCfu_lEiFkbjxj9Nw&sig2=0Aizp9t98_he4jGz4Ij6zg&bvm=bv.72676100,d.b2U
Editado e postado por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino.
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino.