terça-feira, 9 de dezembro de 2014

É Notícia! MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM FAVOR DAS FLORESTAS


MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM FAVOR DAS FLORESTAS DESMATAMENTO ZERO E +REFLORESTAMENTO.

ENTENDA: Cibele Alves iniciou um evento no Facebook

(https://www.facebook.com/events/815985545127747/?source=1) convocando pessoas de todas as cidades e regiões do país a se reunirem nesta data em atos organizados. 

No dia 19 de dezembro, "vista verde" e entre nessa onda de norte a sul: fale de verde, peça mais verde e esverdeie seus amigos! Se for dia de ir trabalhar, vamos trabalhar com uma camiseta verde, vamos comprar pão na padaria e jornal na banca vestidos de verde, ir ao happy-hour de fim de ano com os amigos com nosso melhor look da cor verde, dar uma muda de planta verde para alguém que a gente gosta ou até no amigo-secreto que sempre rola nessa época do ano, se for no dia 19, vamos com uma roupa verde. Coloque sua camiseta verde ou o que tiver dessa cor e siga seu dia, simples assim!! Vai ser fácil e divertido encontrar pares de verde por aí!

Enquanto a política parece ter dividido o Brasil, a natureza tem a força para unir. Vamos, numa corrente alegre, dizer que queremos as florestas brasileiras, queremos zerar o desmatamento para ontem e acabar com o fogo, fumaça e fuligem. E, tão urgente quanto o desmatamento zero, dar início a um programa de reflorestamento. 


Se você estiver com vontade de ir além da onda verde de roupas, ajude Cibele Alves que iniciou um evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/815985545127747/?source=1) convocando pessoas de todas as cidades e regiões do país a se reunirem nesta data em atos organizados.

SÃO 40 CIDADES JÁ CONFIRMADAS IRÃO PARTICIPAR DA MOBILIZAÇÃO PACÍFICA NAS RUAS PELAS FLORESTAS EM 19 DE DEZEMBRO ÀS 18H.

já estão com o dia Verde: Greenpeace Brasil, MATILHA CULTURAL, [coletivo carandaí + lançamento MUDA]]]]! Chega mais!

É notícia agente divulga!
Blog Biologia e Ensino

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

sábado, 27 de setembro de 2014

27/09 Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias


O Dia Mundial de Limpeza de Rios e praias acontece todo terceiro sábado de setembro, desde 1989. Os primeiros esforços para realização dessa iniciativa aconteceram na Austrália, mas logo encontraram apoio nos Estados Unidos através da organização Ocean Conservancy – OC (www.oceanconservancy.org). Hoje, ocorre em quase todos os países do mundo.

O fundador da iniciativa de conservação dos ambientes aquáticos foi o ambientalista Ian Kiernan, que durante uma volta ao mundo em um iate ficou horrorizado com a quantidade de lixo sufocando os oceanos do mundo. Com o apoio de uma comissão de amigos, ele organizou um evento da comunidade - Clean Up Sydney Harbour, onde aproximadamente 40.000 voluntários se reuniram para ajudar a limpar os oceanos. 

Segundo Ian Kiernan, através da economia de água e da reciclagem de lixo, milhões de pessoas podem ajudar a proteger o planeta. A ação, antes solitária, conta hoje com a participação de pelos menos 125 países e mais de 35 milhões de pessoas. Várias empresas, entidades governamentais e não governamentais entraram nessa luta de combate à poluição dos ecossistemas aquáticos e promovem de 15 a 22 de setembro mutirões para limpeza desses ambientes. A iniciativa deu certo e até hoje esse ato é realizado.

Editado e postado por: Thiago dos S. Camões Blog Biologia e Ensino

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dia 05 de Setembro Dia da Amazônia


       A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo com a maior biodiversidade, logo merece um dia em sua homenagem. A data (5 de setembro) foi escolhida, pois foi em 5 de setembro de 1850 que D.Pedro I criou a província do Amazonas.
       É uma data voltada para a conscientização da população sobre a importância da floresta amazônica para o meio ambiente. Além da riqueza de vida (vegetal e animal), a Amazônia é rica em rios, lagos e diversos recursos naturais. Toda esta riqueza e beleza devem ser preservadas para as futuras gerações. A exploração dos recursos da Amazônia deve ser feita de forma sustentável, ou seja, sem agredir a natureza. 
           Um sério problema enfrentado pela Amazônia nas últimas décadas e que devemos refletir e agir é a questão do desmatamento ilegal. Com o objetivo de retirar madeira ou ampliar áreas para pasto e plantações, muitas pessoas estão devastando a floresta amazônica. O desflorestamento afeta diretamente a fauna e a flora da região, causando danos irreversíveis ao ecossistema amazônico.
           Além do desmatamento, podemos citar outros problemas que atingem a Amazônia são: biopirataria (contrabando de animais e de plantas); pesca e caça sem ilegais e sem controle; conflitos por disputas de terras.
               Objetivos da data
- Conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia para o Meio Ambiente;
- Debater sobre os problemas atuais da Amazônia;
- Educar e informar, principalmente jovens e adolescentes, sobre a importância da preservação da floresta amazônica.
Alguns dados importantes da Amazônia 
         Bioma: floresta tropical

          - Área: 5,5 milhões de km²
          - Países: Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana,                 Guiana Francesa.
          - Principais rios: Rio Amazonas, Rio Negro, Rio Solimões, Rio Japurá, Rio Purus,              Rio Juruá, Rio Madeira, Rio Tapajós e Rio Branco.
          - Clima: Equatorial quente e úmido.
Editado e postado por: Thiago dos S. Camões Blog Biologia e Ensino

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

03 Setembro dia do Biólogo

JURAMENTO DO BIÓLOGO

“JURO, PELA MINHA FÉ E PELA MINHA HONRA E DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS ÉTICOS DO BIÓLOGO, EXERCER AS MINHAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS COM HONESTIDADE, EM DEFESA DA VIDA, ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E HUMANÍSTICO COM JUSTIÇA E PAZ”.



Editado e postado por: Thiago dos S. Camões Blog Biologia e Ensino

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

É Notícia! Bioprocessador Mecanizado

Bioprocessador Mecanizado

Mesmo que para sua empresa não seja obrigatório o Plano de Resíduos Sólidos ( em outro post estaremos explicando, de acordo com a legislação), se seu objetivo é ter um empreendimento sustentável, logo se faz necessário criar um plano que respeite as questões ambientais e sociais.

O reaproveitamento de resíduos organânicos é uma das práticas mais 'simples' e abrangentes (pode ser utilizado por restaurantes, escolas e qualquer tipo de empresa, pois qualquer empresa produz resíduo orgânico) de se inserir em um Plano de Resíduos Sólidos. No entanto, para uma empresa utilizar o método de compostagem rudimentar, se torna inviável, devido a grande quantidade de lixo que um empreendimento produz.

Uma ótima solução para este problema foi criada por Dinarte Borges como projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Egenharia Ambiental do IFF de Macaé-RJ. Seu trabalho consistiu em um bioprocessador mecanizado, o qual faz a compostagem dos resíduos orgânicos com drenagem canalizada do chorume gerado. Além disso, como reaproveitamento do resíduo orgânico gera adubo e biofertilizante!
Utilizar este bioprocessador mecanizado realmente irá contribuir para a sustentabilidade de qualquer empreendimento, já que reduz a quantidade de lixo produzida pela empresa (através do reaproveitamento dos resíduos sólidos), pode gerar novas fontes de lucro como a venda do adubo e do biofertilizante gerado e até mesmo o bem estar social, através da doação destes produtos a agricultores locais, comprometidos com a produção de alimentos orgânicos.

Para quem estiver interessado em conhecer mais sobre este bioprocessador mecanizado, o autor disponibilizou um resumo, que se encontra abaixo.
Para maiores informações (como adiquirir um bioprocessador) entrar em contato com Dinarte Borges dinartecbs@yahoo.com.br

Resumo

A proposta do trabalho aponta a gravidade do dano ambiental provocado pela geração em grande escala de resíduos orgânicos no meio urbano, os quais são descartados sem tratamento prévio, ocasionando um problema ambiental conhecido e preocupante em função da produção de chorume e gás metano em lixões e aterros sanitários.
A proposição do presente trabalho envolve o reaproveitamento de resíduo orgânico misturado com serragem para a produção de adubo orgânico usando o método da compostagem mecanizada em espaço reduzido.
Para viabilizar o objetivo do trabalho foi construído um equipamento multimisturador aeróbio e fragmentador de resíduo orgânico denominado bioprocessador mecanizado responsável pela compostagem dos resíduos orgânicos com drenagem canalizada do chorume gerado.
O bioprocessador mecanizado é de fácil operação e não requer conhecimento técnico a respeito da compostagem, podendo ser usado por qualquer indivíduo mediante conhecimento básico a cerca de seu carregamento e funcionamento. Sendo assim uma ferramenta que viabiliza o processo da compostagem de forma mecanizada e em espaço reduzido que antes era feito de forma manual e aberta, ocupando grande espaço físico e de mão de obra humana, além de causar transtornos com o surgimento de vetores de doenças (insetos, roedores e etc.) e incômodo com o mau cheiro.
A inovação desse método se deve a implantação do modelo de compostagem mecanizada em espaço reduzido para produção de adubo oriundo do resíduo orgânico proveniente do descarte e desperdício de alimentos nos locais de geração, evitando que estes resíduos cheguem sem tratamento aos lixões e aterros sanitários.
Usando este método de reaproveitamento dos resíduos sólidos, podemos obter dois produtos: adubo orgânico e biofertilizante. A obtenção do húmus como um terceiro produto só poderá ser obtido mediante a aplicação de técnicas de minhocultura ou vermecompostagem. Esta proposta minimiza assim a contaminação do solo e do lençol freático pelos resíduos orgânicos gerados pelo chorume, respeitando a lei nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Durante o processo de compostagem o composto processado foi submetido à minhocultura para que fosse realizada a vermecompostagem e produzido o húmus, para que se completasse a fase de humificação.

Dinarte Borges

fonte: http://www.sustentt.com/#!Bioprocessador-Mecanizado/c21qf/62E68E73-89C0-4295-AA23-4330BC0AD018
Abaixo Link para baixar a Dissertação:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&sqi=2&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fppea.iff.edu.br%2Fprod-cientifica%2F2013%2FDinarte%2520Cleiton%2520Borges%2520Santos.pdf%2Fat_download%2Ffile&ei=SDrpU_qfMMKlyQTB7IH4Dw&usg=AFQjCNFWZ4sNr68WBdCfu_lEiFkbjxj9Nw&sig2=0Aizp9t98_he4jGz4Ij6zg&bvm=bv.72676100,d.b2U


Editado e postado por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Copa o Mundo 2014, O mascote "Fuleco" ou tatu-bola


O Tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus) é uma das duas espécies catalogadas do gênero Tolypeutes. Seu habitat são as "savanas brasileiras", principalmente a caatinga, nas regiões centro-oeste e nordeste brasileiras, estendendo-se até a parte mais oriental do cerrado..

Os animais desta espécies não são adaptados para a escavação de buracos e a vida subterrânea. São os únicos tatus que, quando acuados, tem o hábito de enrolar-se completamente dentro da carapaça, formando uma bola de fácil condução.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o tatu-bola-da-caatinga é uma espécie ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.

O tatu-bola-da-caatinga foi escolhido mascote da copa do mundo de 2014. A Associação Caatinga organização não-governamental que atua na conservação do bioma, lançou em 2012 a campanha nacional "Tatu-bola para mascote da Copa do Mundo de 2014"

O mascote "Fuleco" ou tatu-bola é o mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014, a ser realizada no Brasil. Ele é da família dos tatus-bolas, conhecida como tatu-bola-da-caatinga, que encontra-se em estado de espécie ameaçada de extinção.

A origem etimológica do nome "Fuleco" é a união das palavras "futebol" e "ecologia".

Foi escolhido em cima das opções Amijubi (amizade e júbilo) e Zuzeco (azul e ecologia), em uma votação de quase 1,7 milhão de fãs do esporte. O diretor de marketing da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Thierry Weil, comentou sobre Fuleco: "Não apenas ele é conhecido e reconhecido pela grande maioria dos brasileiros, mas também parece ter construído um relacionamento com os fãs de futebol e tornou-se uma figura popular, ganhando assim um apelido carinhoso de 'tatu-bola'. Ele está rapidamente se tornando o mais bem sucedido mascote da Copa do Mundo FIFA de todos os tempos".

Fonte aux.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tolypeutes_tricinctus
por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

05 de Junho Dia do Meio Ambiente.


No dia 05 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino.

terça-feira, 20 de maio de 2014

20 de Maio Dia Nacional do Pedagogo



Dia 20 de maio é instituído como dia Nacional do Pedagogo. Este profissional luta até hoje pela valorização e reconhecimento profissional.

PARABÉNS! Parabéns pra você Pedagogo.

por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino.

Será que Pedagogia é para você?

Teste de atuação do profissional
Ser pedagogo, é realmente a sua cara?


A atuação do profissional de Pedagogia vai além das salas de aula e extrapola até os muros das escolas. Empresas, museus e mesmo a televisão são novos mercados de trabalho para esse profissional. Faça o teste e confira se trabalhar pela formação dos outros – uma das principais missões do pedagogo – é realmente a sua cara.
Atenção: Esse teste não tem comprovação científica. As questões foram elaboradas com o auxílio do coordenador do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio) professor Marcelo Andrade.


Link para realizar o teste:
http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/sera-pedagogia-voce-546287.shtml

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Editado por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino.

Curso: Licenciatura em Pedagogia


Dia 20 de maio é instituído como dia Nacional do Pedagogo, em homenagem a este dia, o Blog Biologia e Ensino traz informações sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia.


O Curso de Pedagogia tem como propósito formar professores para atuar no exercício da docência, na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade Normal e de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras em que disciplinas pedagógicas que estejam previstas, no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos em sistemas e unidades de ensino.

Ao concluir o curso de Pedagogia os profissionais da educação, estarão habilitados a atuar no magistério da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, podendo atuar ainda, nas diversas áreas da educação formal e não formal com compreensão ampla e consistente do fenômeno e das práticas educativas que se dão em diferentes âmbitos e especialidades, bem como na gestão desses espaços educativos.


Media de Duração

8 semestres

Principais áreas de atuação 

- Escolas 
- Sistemas de ensino (federal, estadual, municipal ou privado) 
- Assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs) 
- Consultoria para empresas, órgãos de governo ou organizações sociais 
- Elaboração de políticas públicas 

Dicas   

- Fazer cursos de aperfeiçoamento e especialização colabora para que o profissional expanda seu campo de trabalho. 
- O pedagogo pode atuar não apenas como professor mas também como gestor em instituições de educação formal e não formais, em áreas afins à educação e no setor de recursos humanos de empresas. Por isso, é importante ficar atento a todas as oportunidades. 


por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

23 Abril dia Mundial do Livro - Dica de Livros de Biologia
















A Unesco criou a data “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a ganharem um novo respeito pelo pela tremenda contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Em homenagem a este dia o Blog Biologia e Ensino Indica algumas bibliografias de Biologia, principais livros, sugestões de leitura, guias, atlas, dicionário. Boa Leitura!


Bibliografia (indicação de livros de Biologia):

Fundamentos da Biologia Moderna
Autor: Amabis, Jose Mariano; Martho, Gilberto Rodrigues
Editora: Moderna


Biologia Hoje (volumes 1, 2 e 3)
Autor: Linhares, Sergio; Gewandsznajder, Fernando
Editora: Ática

Biologia
Autor: Birner, Ernesto; Uzunian, Armenio
Editora: Harbra

Biologia das Células
Autor: Amabis / Martho
Editora: Moderna

Novo Passaporte para a Biologia
Autor: Pereira, Ana Maria; Waldhelm, Mônica
Editora: Brasil

Biologia da Conservação
Autor: Primack, Richard B.; Rodrigues, Efraim
Editora: Efraim Rodrigues

Biologia Essencial
Autor: Lopes, Sônia
Editora: Saraiva

Biologia Integrada - Volume Único
Autor: Cheida, Luiz Eduardo
Editora: FTD

Prática de Ensino de Biologia
Autor: Krasilchik, Myriam
Editora: Edusp

Biologia Celular e Molecular
Autor: Junqueira, Luiz C.
Editora: Guanabara Koogan

Biologia no Terceiro Milênio 3 - Seres Vivos, Evolução, Ecologia
Autor: Soares, Jose Luis
Editora: Scipione

Biologia Vegetal
Autor: Raven, Peter H.
Editora: Guanabara Koogan

Biologia Molecular da Celula
Autor: Alberts, Bruce
Editora: Artmed

Isto é Biologia - A Ciência do Mundo Vivo
Autor: Mayr, Ernst
Editora: Companhia das Letras

Conceitos de Biologia
Autor: Amabis, Jose Mariano
Editora: Moderna

Biologia Ciência e Tecnologia
Autor: Sídio, Machado
Editora: Scipione

Dicionário Básico de Biologia
Autor: Lessa, Octacilio
Editora: Ciência Moderna


Editado por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino

Fonte: http://www.todabiologia.com/livros_biologia.htm

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia da Terra 22 de Abril

O Dia da Terra foi criado pelo senador Norte Americano Gaylord Nelson, no dia 22 de abril de 1970. Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.



por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Biologia e ensino

segunda-feira, 31 de março de 2014

Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você

De autoria da orientadora Maria da Luz Calegari, o questionário revela o temperamento dos participantes — e as profissões afinadas com seu perfil.


A pedido de VEJA.com, a orientadora de carreiras Maria da Luz Calegari desenvolveu um teste vocacional que pretende ajudar vestibulandos e também profissionais em atividade a escolher seu futuro. O questionário com 25 perguntas explora preferências, habilidades e objetivos e, por fim, aponta qual grupo de profissões é mais adequado a cada perfil.

PARA REALIZAR O TESTE, SIGA AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:


Acesse o Link:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/teste-descubra-as-carreiras-que-tem-mais-a-ver-com-voce

Editado por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Biologia e ensino
Fonte: http://veja.abril.com.br/

sexta-feira, 21 de março de 2014

21 de Março Dia Mundial da Floresta

Dia 21 de Março é memorável para lembrar a importância das florestas para a natureza e humanidade. No entanto, na prática, é cada vez mais difícil cuidar das áreas verdes ao redor do planeta. Atividades humanas têm favorecido a diminuição de hectares e a destruição de ecossistemas como, por exemplo, o desmatamento e o aquecimento global.


por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Biologia e ensino

sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher!



Editado por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino

Como trabalhar o tema Sexualidade na escola?


    A proposta de orientação sexual dos PCN caracteriza-se por trabalhar o esclarecimento e a problematização, a fim de favorecer a reflexão e a ressignificação das informações, emoções e valores recebidos e vividos no decorrer da história de cada um. Ela ressalta, ainda, a importância de se abordar a sexualidade não somente do ponto de vista biológico mas, principalmente, em relação aos seus aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos e psíquicos. Segundo os PCN, a orientação sexual deve fazer parte do Plano Político Pedagógico da escola, sendo desenvolvida de forma continuada por todas as disciplinas, não apenas com ações pontuais e/ou isoladas. Ela deve contribuir para a construção de seres livres, capazes de desenvolver e exercer sua sexualidade com prazer e responsabilidade, bem como para garantir o acesso à saúde, ao conhecimento e à informação, direitos fundamentais de todo cidadão.



Contudo, pesquisas revelam que outra é a realidade encontrada em grande parte das instituições de ensino no Brasil. Apesar da visível e urgente necessidade de abordar o tema da sexualidade, deparamo- nos com instituições e/ou profissionais de educação que não se comprometem, não se importam e/ou não se sentem capazes ou à vontade para tratá-lo de forma adequada e aberta com seus alunos.



A sexualidade, como um aspecto inerente ao ser humano, acompanha o indivíduo em cada fase da vida e se manifesta sob formas multifacetadas, portanto não é possível ignorar as diversas maneiras de expressá-la por parte de crianças e adolescentes no âmbito escolar. 
É através de comportamentos, que muitas vezes ignoramos, reprovamos, criticamos ou repreendemos, que o estudante expresse seus anseios, suas angústias, seus medos, suas necessidades e suas dúvidas sobre a sexualidade.

Editado por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Blog Biologia e ensino
Fonte: Curso de Extensão (Educação em Sexualidade) promovido pela Fundação CECIERJ/CEDERJ.
Extraído: http://cadernodecienciasebiologia.blogspot.com.br/

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Biologia – Profissão, O Curso e Informações.

Ciências Biológicas 

Os biólogos estudam as formas de vida com o objetivo de evoluir o conhecimento científico e aplicar esse conhecimento na melhoria da qualidade de vida. Saiba mais sobre a carreira do profissional formado no curso de Biologia. Conheça mais sobre a carreira do profissional formado no curso de Biologia Bacharelado ou Licenciado.



A Profissão de Biólogo
A Biologia é a ciência que tem como objetivo estudar todos os seres vivos e as formas de vida, incluindo a fauna, a flora e os vegetais. A função do biólogo é estudar a vida em todas as suas formas e manifestações. Ele possui diversos campos de atuação, que vão desde a biologia molecular até a pesquisa e a classificação de novas espécies de plantas e animais.O profissional formado em Biologia possui um ampla área de atuação, pois seu campo de estudo é diversificado e está em contínua transformação. Ele estuda a estrutura, a origem e a evolução dos seres vivos, estabelecendo relações entre eles e classificando-os.Ao longo de sua carreira o biólogo pode optar por dois caminhos básicos: pesquisa e licenciatura. Caso ele opte pela área de pesquisa, o profissional pode se especializar atuando no desenvolvimento de novas técnicas de biologia aplicadas a medicina, pode trabalhar no campo em pesquisa genética e também atuar no ramo de preservação ambiental.Caso o biólogo opte pela área de Licenciatura, o campo de trabalho também é bem amplo, onde o profissional pode atuar como professor da cadeira de Biologia em Faculdades de Medicina e também lecionar biologia em escolas de Ensino Médio e cursinhos pré-vestibular.O mercado de trabalho para o profissional dessa área encontra-se aquecido, principalmente devido a importância da preservação ambiental e das questões relacionadas a sustentabilidade. O biólogo pode trabalhar em diversos campos, desde a área ambiental até as pesquisas com células-tronco. Também pode atuar na descoberta de novos medicamentos medicinais e no desenvolvimento de ações educativas em ONGs, empresas e escolas.


Curso de Biologia de Nível Superior (Bacharelado)

O Curso de Biologia Bacharelado tem uma duração média de 4 anos. O estágio é sempre obrigatório, mas a produção de um trabalho de conclusão de curso (TCC) pode não ser, varia de acordo com cada faculdade (nas Federais sempre é obrigatório).
Boa parte da carga horária do curso de biologia bacharelado vai se passar em aulas práticas e também laboratórios (em geral os laboratórios são a parte mais interessante do curso).

Como o estudo dos seres vivos envolve muitos aspectos, a grade do curso de biologia bacharelado vai envolver matérias bastante variadas tais como física, química, um pouco de matemática, além claro, das matérias da própria biologia.
O curso de bacharelado em Biologia vai oferecer uma formação geral para o futuro biólogo, preparando o profissional para se especializar em qualquer área da biologia. Se o seu objetivo for ser pesquisador faça o curso de biologia bacharelado.


Curso de Biologia de Nível Superior (Licenciatura)

O Curso de Biologia Licenciatura é bem parecido com o curso de bacharelado, tendo em geral a mesma duração (4 anos).

A principal diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em biologia é que no curso de biologia licenciatura é dado um enfoque menor na questão científica e um enfoque maior na questão pedagógica: o biólogo formado em licenciatura não é formado para ser um pesquisador é formado para ser um professor de biologia.
Um profissional formado no curso de biologia licenciatura poder dar aula em diversos níveis de educação desde crianças até mesmo dentro de faculdades. Para poder dar aulas no nível superior (faculdades) o aluno graduado em biologia licenciatura deve obrigatoriamente fazer uma especialização.

Grade Básica do Curso de Biologia

As matérias que aparecem com mais frequência no curso de Biologia são:
  • Ecologia; 
  • Biologia celular; 
  • Bioquímica; 
  • Biofísica; 
  • Biologia Fundamental; 
  • Parasitologia; 
  • Histologia; 
  • Genética Básica; 
  • Zoologia; 
  • Botânica.

Pontos Positivos da Profissão de Biólogo

O principal ponto positivo da carreira de biologia é a extensão do campo de atuação desse profissional. Do ponto de vista prático o mercado para a Biomedicina no Brasil está bastante aquecido com uma grande oferta de vagas, principalmente em laboratórios de Análises Clínicas e Hospitais Particulares. Há também uma excelente oferta de vagas bem remuneradas para licenciatura em biologia, principalmente em cursinhos pré-vestibular.


Pontos Negativos da Carreira em Biologia


O ponto negativo da carreira em biologia é a necessidade constante de atualização já que as ciências biológicas são as ciências que mais evoluem atualmente.
Mercado de Trabalho


O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Biologia está em expansão, principalmente devido a grande importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. O aluno graduado no curso pode trabalhar em empresas privadas, que necessitam desse profissional devido aos problemas ambientais enfrentados pelas mesmas. Também pode atuar em órgãos públicos, como prefeituras, órgãos federais e Organizações Não Governamentais (ONGs). Campos mais recentes, como a biotecnologia e os biocombustíveis apresentam carência de profissionais dessa área. Já o aluno licenciado no curso de Biologia pode atuar em instituições de ensino, dando aulas, ou na área da educação ambiental. A carência por profissionais dessa área é grande, principalmente nas regiões Nordeste e Norte.


Editado por: Thiago dos S. Camões
Biólogo/ Pedagogo - Biologia e ensino
Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/biologia/